Verdades e Mitos sobre o chocolate



Olá meninas !!

  Vamos conversar de coisas doces eheh??

Quem não gosta de chocolate? Quem não adora aquele sabor que te deixa bem disposta, faz-te companhia nos maus e bons momentos, pois é hoje vou falar-vos dos mitos e saber as verdades sobre o chocolate.

Vamos então desvendar os segredos desta tentação.


     

    O Chocolate ajuda ao bom humor ?

Verdade

Contém feniletilamina, uma substância que o cérebro utiliza para produzir serotonina, responsável pela sensação de bem-estar que obténs, por exemplo, após fazer exercício físico ou quando estás apaixonada a “hormona da felicidade”.









     O Chocolate causa acne ?
 
Mito

Nenhum estudo científico comprova esta teoria. A acne é uma situação cutânea que resulta essenciakmente de um aumento da atividade hormonal e da ecreção sebácea. O consumo de chocolate não tem qualquer interferência neste processo e portanto não pode ser associado á acne.





  
O Chocolate provoca cáries ?

Mito

Mais uma vez não existe provas ceentíficas de que possa causar cáries dentárias. Ochocolate contém substâncias que podem até anular o potencial cariogénico do açucar que contém.É uma fonte natural de proteínas, cálcio (principalmente se for chocolate de leite) e ffósforo, minerais potenciakmente protetores do esmalte dentário.





 


 O Chocolate ajuda a melhorar a concentração ?

Verdade

Não só fornece energia numa forma muito acessível ao cérebro, como contém teobromina, uma substância da familia da cefeína que estimula a concentração. Por isso, quando precisares de recuperar energia para continuar um trabalho, um ou dois quadrados de chocolate podem ser uma ajuda muito eficaz.





 



 O Chocolate é nutricionalmente pobre ?

Mito

A sua composição é muito complexa e contém mais de 300 substâncias químicas diferentes e vários nutrientes necessários ao osganismo, dependendo da variedade. Contém proteíneas, gorduras, hidratos de carbono, algumas vitaminas e minerais e antioxidantes, que no caso do chocolate preto existem em quantidade apreciável.






 
 O Chocolate Engorda ?

Depende...

Graças á presença de quantidades relevantes de nutrientes energéticos como as gorduras e os hidratos de carbono tem um valor calórico que pode chegar ás 500 Kcal/100g. No entanto, estudos científicos recentes revelam que as pessoas que consomem regularmente chocolate têm peso adequado e até ligeiramente mais abaixo do que quem não consome. Consumindo com moderação (até 40g/dia), o chocolate fornece um valor calórico pouco significativo no dia alimentar total pode ser uma forma de ajudar a cumprir uma alimentação saudável, desde que devidamente integrado num estilo de vida ativo.




 O Chocolate faz aumentar o colesterol ?

Mito

Estudos científicos demonstram que a gordura presente no chocolate não aumenta os níveis sanguíneos de colesterol. Pelo contrário, os antioxidantes presentes em terores significativos no chocolate preto podem ajudar a dimunuir o risco de doenças cardiovasculares.





Bem meninas espero ter ajudado em relação ás duvidas,  com a pesquisa sobre o chocolate :D












Nenhum comentário

Postar um comentário